Páginas

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Exposições, papo com foto e oficinas estão na programação do Fotógrafos em Ouro Preto

Encontro movimenta a cidade de 6 a 9 de agosto

A terceira edição do Fotógrafos em Ouro Preto vai movimentar a cidade entre os dias 6 e 9 de agosto. A programação conta com nomes de destaque como Orlando Azevedo, Vilma Slomp, Tereza Siza, Miguel do Rio Branco, dentre outros que compõem uma extensa programação gratuita de exposições e papo com foto, e ainda oficinas para profissionais e iniciantes. O encontro é patrocinado pela Samarco, confira a programação completa:

Papo com foto
No dia 7 de agosto, Manuel Magalhães fala sobre Christiano Junior: Um Açoriano, fotógrafo, na América do Sul. O papo com foto será na Fiemg, às 19h. Manuel José Nascimento Magalhães é figura chave da fotografia portuguesa e investigador na área da História da Fotografia.

No dia 8 de agosto, o fotógrafo Orlando Azevedo fala sobre a Expedição Coração do Brasil, no GLTA, às 19h. A expedição percorreu mais de 80 km mil revelando um Brasil múltiplo e ambíguo.

A pesquisadora e fotógrafa portuguesa Tereza Siza é uma das presenças celebradas pelo Fotógrafos em Ouro Preto 2014. Tereza Siza participa do Papo com foto, no dia 9 de agosto, às 19h, no GLTA. Ela fala sobre a história da criação do Centro Português de Fotografia pelo Ministério da Cultura de Portugal, em 1997,  local que tem como missão salvaguardar, valorizar e promover a acervos fotográficos.

Créditos: Rosauria Lobato
Exposições
Quatro exposições estão abertas a visitação gratuita na programação. A Galeria Fiemg recebe, até 1º de setembro, a exposição Emancipação, inclusão e exclusão. Desafios do Passado e do Presente – fotografias do acervo do Instituto Moreira Salles, com fotografias de Marc Ferrez, Victor Frond e George Leuzinger, entre outros. A exposição tem curadoria de Lilia Schwarcz, Maria Helena Machado e Sergio Burgi e é composta por imagens fotográficas de negros livres ou escravos, no Brasil, ocupados com seus trabalhos, na área rural ou nas cidades. A exposição proporciona um novo olhar para a história de nosso País e a para as técnicas fotográficas utilizadas no século XIX. Está aberta à visitação diariamente, das 9h às 19h.

No Anexo do Museu da Inconfidência está a exposição Dobra sobre Dobra, do Coletivo Olho de Vidro, um grupo de fotógrafos de Ouro Preto, Alexandre Martins, Antônio Laia e Eduardo Tropia e o poeta Guilherme Mansur. A exposição trata da expressão “Pli selon pli”, cunhada pelo filósofo francês Gilles Deleuze, que redefine o sentido do Barroco, apresentando-o como efeito de dobras. A exposição está aberta a visitação até o dia 10 de agosto, de terça e domingo, das 12h às 18h.

O artista Miguel Rio Branco vem a Ouro Preto para a mostra Maldicidade, no Museu Casa dos Contos. A exposição é composta por mais de 40 imagens, em grande parte inéditas, captadas entre 1970 e 2010, além de vídeos e uma instalação que mostram a variedade de cenas urbanas ao redor do mundo. O acervo forma uma construção poética de sua visão das metrópoles. Miguel Rio Branco é pintor, fotógrafo, diretor de cinema, além de criador de instalações multimídia. Possui obras no acervo de coleções públicas e particulares europeias e americanas. A exposição pode ser visitada até o dia 1º de setembro, de terça a sábado, das 10h às 17h; domingo, das 10h às 15h e segunda, das 14h às 18h.

A quarta exposição traz uma reflexão sobre a produção de reportagens visuais elaboradas com a exposição “A natureza do fotógrafo”. A abertura acontece no dia 7 de agosto, quinta-feira, às 11h15, na Galeria Inverso (Rua Getúlio Vargas, 248, Rosário). O trabalho é fruto de um esforço coletivo de sete artistas, com passagens por grandes revistas como a National Geographic, que são motivados pelo desejo de apresentar as transformações que acontecem no mundo através de lentes. O trabalho é resultado de pesquisas e estudos que foram realizadas com dedicação, criatividade e muita paciência dos fotógrafos Érico Hiller, Izan Petterle, João Marcos Rosa, Luciano Candisani, Mauricio de Paiva, Rodrigo Baleia e Victor Moriyama. Está aberta à visitação diariamente, das 9h às 19h.

Oficinas
O festival oferece 100 vagas distribuídas em quatro oficinas que estão com inscrições abertas até o dia 6 de agosto. Os valores variam de R$200 a R$330 e as inscrições devem ser feitas diretamente no site www.fotografosemouropreto.com.br.

A oficina “Fotografia em Transe” será ministrada pelo fotógrafo português Orlando Azevedo e acontece nos dias 7 e 8 de agosto. A fotógrafa paranaense Vilma Slomp ministra a oficina “Lumen & Lux” de 7 a 9 de agosto e propõe por meio do processo criativo da artista, orientar o participante sobre o trabalho fotográfico. Para os iniciantes na arte de fotografar, a oficina “Um olhar”, com o fotógrafo ouro-pretano Eduardo Tropia é a opção do Festival. A oficina acontece entre os dias 7 e 8 de agosto e tem como foco as técnicas fotográficas, de luz e manuseio do equipamento a partir de passeios orientados pelas ruas de Ouro Preto. Com uma proposta diferenciada Nilmar Lage ministra a oficina “A poesia está no tato e na audição”, que acontece de 8 a 9 de agosto. A experimentação propõe fotografar usando outros sentidos como tato, olfato, audição, buscando uma sensibilidade que pode estar ofuscada pelo olhar.

Um destaque desta edição é a oficina ND – Novas Possibilidades Narrativas promovida pela Agência Nitro de Belo Horizonte. A oficina tem como objetivo proporcionar a participação em um projeto concreto que é a 4ª edição da Revista ND, discutindo a imagem em todas as suas possibilidades. As inscrições estão encerradas.

Noite no Beco
Para confraternizar com os participantes, o Fotógrafos em Ouro Preto promove a “Noite no Beco” nos dias 8 e 9, sexta e sábado, a partir das 22h, na Travessa Padre Camilo Veloso, no Centro.

Confira a programação completa e gratuita:

Papo com foto

Manuel Magalhães fala sobre Christiano Junior: Um açoriano, fotógrafo, na América do Sul.
Dia 7 de agosto, às 19h.
Na Galeria Fiemg (Praça Tiradentes, 4, Centro)


Expedição Coração do Brasil, com Orlando Azevedo
Dia 8 de agosto, às 19h
No GLTA - Rua Paraná, 136. Centro

"Uma casa da Fotografia", com Tereza Siza
Dia 9 de agosto, às 19h.
No GLTA - Rua Paraná, 136. Centro

Exposições

Emancipação, inclusão e exclusão – Desafios do Passado e do Presente – Fotografias do acervo do Instituto Moreira Salles
Visitação: até 1º de setembro, de segunda a domingo, das 9h às 19h
Na Galeria Fiemg - Praça Tiradentes, 4 – Centro
Informações: (31) 3551-3637

Dobra sobre dobra – Coletivo olho de vidro
Visitação: até 10 de agosto, de terça a domingo, das 12h às 18h.
Na Sala Manoel da Costa Athaíde, Anexo do Museu da Inconfidência.
Informações: (31) 3551-4977

Maldicidade – Miguel do Rio Branco
Abertura: 6 de agosto, quarta-feira, às 19h.
Visitação: De 6 de agosto a 1º de setembro, de terça a sábado, das 10h às 17h; domingo, de 10h às 15h e segunda, de 14h às 18h.
No Museu Casa dos Contos - Rua São José, 12, Centro.
Informações: (31) 3551-1444

A natureza do Fotógrafo - Érico Hiller, Izan Petterle, João Marcos Rosa, Luciano Candisani, Mauricio de Paiva, Rodrigo Baleia e Victor Moriyama 
Visitação: de 7 de agosto a 1º de setembro, das 9h às 19h.
Na Galeria Inverso - Rua Getúlio Vargas, 248, Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade!