Páginas

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Festival Artes Vertentes reúne artistas de 15 países em Tiradentes-MG, de 12 a 21 de setembro

Música, literatura, artes visuais, cinema, dança e teatro de diversas partes do mundo vão movimentar a histórica Tiradentes, em Minas Gerais, entre os dias 12 e 21 de setembro. É a terceira edição do Festival Artes Vertentes: Festival Internacional de Artes de Tiradentes, que reúne 45 atrações entre artistas eruditos e populares, em uma extensa programação de concertos, saraus literários, exposições, sessões de cinema e espetáculos de teatro e dança.

Com uma proposta inédita no Brasil, a programação do festival será aberta com a peça Histeria, do renomado grupo teatral paulistano “Grupo XIX”. O Artes Vertentes traz nomes já consagrados internacionalmente, que se apresentarão pela primeira vez no país, como o cineasta Algimantas Pujpa, da Lituânia; o artista visual Matej Andraz Vogrincic, da Eslovênia e o compositor palestino Samir Odeh-Tamimi, dentre outros. Entre os artistas nacionais, já está confirmada a presença do poeta Leonardo Fróes, do percussionista Fernando Rocha e da soprano Eliane Coelho. Segundo o diretor artístico do Festival, o pianista Luiz Gustavo Carvalho, a proposta é manter um intercâmbio de alto nível entre o rico patrimônio artístico e cultural de Minas Gerais e o de outros lugares, permitindo encontros, reencontros e descobertas do público por meio da arte. “Pretendemos, com este conceito inovador, criar um espaço para novas ideias, atuando como uma plataforma de comunicação entre artistas vindos de diferentes culturas, respeitando suas singularidades, antagonismos e, principalmente, o desejo de dialogar”, aponta.

As atividades acontecerão em lugares de relevância histórica e de importância no patrimônio arquitetônico da cidade, como a Matriz de Santo Antônio, as igrejas do Rosário dos Pretos e das Mercês, o Museu Padre Toledo, o Centro Cultural Yves Alves, o Chafariz São José de Botas, o Largo das Forras e o Largo do Ó. Os espaços têm acessibilidade para deficientes e grande parte da programação tem o acesso gratuito.

Ações educativas
Durante este ano, as crianças de Tiradentes estão tendo oportunidade de participar de oficinas em diversas linguagens artísticas. As oficinas acontecem mensalmente, em uma parceria firmada com o Museu da Liturgia de Tiradentes. Segundo a diretora executiva do Festival, Maria Vragova, o objetivo é explorar o universo artístico de uma maneira criativa e pedagógica. “Queremos contribuir para a integração do público infantil ao festival, bem como para a formação de público e isso somente torna-se possível através de uma ação educativa contínua no município e na região.”, destaca. Em uma parceria com a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), serão ainda oferecidos workshops com artistas participantes do festival para os alunos universitários da região.

O Festival Artes Vertentes é uma realização da Ars Et Vita. Em breve, a programação completa estará disponível no site www.artesvertentes.com ou no facebook.com/festivalartesvertentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade!