Páginas

terça-feira, 20 de maio de 2014

Hélcio Vaz do Val e Elisa Freixo se apresentam em concertos ao Órgão da Sé

Os organistas Hélcio Vaz do Val e Elisa Freixo serão os responsáveis pelos concertos do próximo fim de semana ao Órgão da . Na sexta-feira (23), Hélcio Vaz se apresenta às 11h30. No repertório estão previstas obras de Johann Sebastian Bach, Georg Böhm, Johann Adam Reincken e Johann Pachelbel.

Já no domingo (25), a cravista e organista Elisa Freixo se apresenta às 12h15. Obras de Francisco Correa de Arauxo e Johann Froberger, entre outros autores, compõe o programa.

Os músicos:
Hélcio Vaz do Val  iniciou os estudos de piano aos sete anos com Wilma Zanella. Posteriormente, estudou com os professores Luiz Senise, Júnia Canton e Frederic Meinders. É graduado em piano pela Escola de Música da UFMG, na classe do prof. Miguel Rosselini, e mestre em música pela mesma instituição, orientado pela profa. Guida Borghoff. Como pianista e camerista, recebeu diversos prêmios em concursos nacionais de piano em tem atuado em recitais em Belo Horizonte e interior do estado. Atualmente é organista da Igreja de São Sebastião em Belo Horizonte e vem tendo aulas com Josinéia Godinho. Participou de cursos com Wolfgang Zerer, Elisa Freixo e Júlio Amstalden.

Elisa Freixo estudou piano e órgão na Faculdade Santa Marcelina (São Paulo), onde se graduou. Na Europa, aprofundou seus estudos de cravo e órgão na Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo, na Schola Cantorum de Paris, no Conservatório de Rueil Malmaison, assim como em diversas Masterclasses na Alemanha, Suíça e Espanha. Sua discografia conta com diversos títulos. Coordenadora do projeto de concertos na  de Mariana, ela se dedica ainda à restauração e preservação de órgãos em todo o Brasil, além manter uma agenda de concertos ao órgão, cravo e fortepiano no Brasil e no exterior.

Órgão da  de Mariana
Foi construído na primeira década do século XVIII, em Hamburgo (Alemanha), por Arp Schnitger (1648-1719), um dos maiores construtores de órgãos de todos os tempos. O instrumento foi enviado inicialmente a uma Igreja Franciscana em Portugal e chegou ao Brasil em 1753, como presente da coroa portuguesa ao primeiro Bispo de Mariana.
Reinaugurado em 1984, o Órgão Arp Schnitger é um dos atores principais da vida musical de Mariana, acompanhando missas e celebrações litúrgicas, além de ser apresentado em concertos regulares e internacionais, que traz ao Brasil organistas de renome mundial.
Os Concertos Regulares do Órgão Arp Schnitger acontecem às sextas-feiras, às 11h30, e aos domingos, às 12h15, na Catedral da  em Mariana/MG. Ingressos a partir de R$ 28,00. Para agendar grupos e ter mais informações, entre em contato pelo telefone  (31) 3558-2785  ou pelo e-mail orgaodase@uai.com.br. O site do projeto de concertos é www.orgaodase.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade!