Arte: Thiago Tropia |
Fechadas aos fins de semana, rua São José e rua Getúlio Vargas oferecem arte, gastronomia, artesanato e feirinha para moradores e turistas
Ouro Preto, cidade Patrimônio Cultura da Humanidade, que tem o maior conjunto barroco do mundo, mostra que não está apenas ligada ao passado. Em sintonia com o movimento das grandes cidades do planeta, Ouro Preto está promovendo a humanização de duas de suas principais ruas: a São José e a Getúlio Vargas. O uso humanizado do espaço público está levando os moradores para as ruas e fazendo a alegria dos turistas.
Aos sábados, das 10h às 19h, a rua Getúlio Vargas, fechada ao trânsito, apresenta o Mercado do Rosário. Sua principal característica são o mercado de arte, artesanato e outros objetos; há livros, roupas, acessórios e discos em vinil. O destaque dos domingos, quando é a rua São José que fica fechada para o trânsito das 10h às 18h, é a gastronomia. Os restaurantes O Passo Pizzajazz, Toffolo, Hamburgueria Estrada Real, Chafariz, Café & Cia, O Sótão e Sabor de Minas vão para a rua, que fica ainda mais charmosa com as mesas nas calçadas. Também está presente a produção de doces artesanais Quitandas do Morro e a banda Barroco Jazz Band passeia pela rua tocando dixieland (jazz típico de Nova Orleans). O artesanato está presente com expositores individuais e também com as peças da Casa Alphonsus.
O fechamento das ruas São José e Getúlio Vargas ao trânsito nos fins de semana fazem parte de uma proposta de humanização do espaço público e de apropriação da cidade como lugar de encontro, de troca de informações, de vivenciar boas experiências. É uma excelente oportunidade para andar com calma, apreciar a bela arquitetura da cidade, bater um papo agradável com moradores ou turistas e, ainda, apreciar a produção da terra, seja em arte, gastronomia, artesanato ou objetos variados.
Serviço
Mercado do Rosário
Aos sábados, das 10h às 19h
Arte e gastronomia na rua São José
Aos domingos, das 10h às 18h
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade!