O Trem da Vale está em festa: no dia 29 de novembro, sábado, a partir das 15 horas, será promovido o evento Repertório da Memória. Na Sala de Memórias haverá a inauguração da exposição temporária Pelas bandas da memória, com abordagem histórica de bandas de música da região.
A exposição traz fotografias, instrumentos musicais, objetos pessoais integrantes do acervo de quatro corporações musicais de Ouro Preto e Mariana. As bandas Sociedade Musical São Caetano (fundada em 1836), Euterpe Cachoeirense (fundada em 1856), Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos (fundada em 1932) e Sociedade Musical 16 de Julho (fundada em 2002) fazem parte da tradição musical das duas primeiras cidades de Minas Gerais. As apresentações dessas corporações musicais, em retretas ou em desfiles pelas ruas, fazem parte da vivência e do cotidiano das cidades.
O público poderá prestigiar também, por meio dos equipamentos multimídias da Sala de Memórias, as histórias/depoimentos de moradores da região, coletados e processados pelo Núcleo de História Oral e Audiovisual do Trem da Vale, sobre os principais Clubes Socioesportivos de Ouro Preto e Mariana.
A partir das 16h, na Tenda Cultural, a banda Sociedade Musical Santarritense, do distrito de Santa Rita de Ouro Preto, faz uma apresentação musical. Em seguida, acontece a exibição do videodocumentário Banda São Sebastião – 100 anos de música, produzido pelo Trem da Vale em 2010, compondo a 12ª Mostra de Audiovisual de 2014.
Serviço:
Repertório da Memória - Trem da Vale
Dia 29 de novembro – sábado
Às 15h – Abertura da exposição Pelas Bandas da Memória e inauguração dos novos conteúdos de história de vida e histórias dos clubes socioesportivos de Ouro Preto e Mariana (na Sala de Memórias)
Às 16h – Apresentação musical com a Banda Sociedade Musical Santarritense e exibição do videodocumentário Banda São Sebastião – 100 anos de música (na Tenda Cultural)
Na Estação de Ouro Preto (Praça Cesário Alvim, s/nº - Barra)
Entrada franca
Mais informações - Trem da Vale
O Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale
O Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale (PEPTV) abrange, desde sua criação, em 2006, um conjunto estruturado de atividades culturais, de incentivo à leitura, oficinas/cursos, eventos e produção de conteúdo que articulam patrimônio, memória e desenvolvimento local, em Ouro Preto e Mariana. Em oito anos e meio de existência, o Programa efetuou mais de um milhão de atendimentos a crianças, jovens, moradores da região e turistas.
O PEPTV conta com o patrocínio integral da Vale, realização do Ministério da Cultura (por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura), coordenação e execução da empresa Santa Rosa Bureau Cultural, e apoio das Prefeituras de Ouro Preto e Mariana, Ufop e Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
A Sala de Memórias
Inaugurada em 2011, a Sala de Memórias da Estação de Ouro Preto foi projetada como um espaço museográfico contemporâneo, em que os visitantes são apresentados à produção dos Núcleos de História Oral e Audiovisual do PEPTV; história, tradição, conhecimento e sabedoria populares registrados e exibidos em monitores com recursos multimídias.
Possui um acervo de 219 entrevistas, com histórias de vida e temáticas, além de depoimentos registrados pelas videocabines, videodocumentários, e vídeos produzidos pelos cursos e oficinas promovidas pelo Trem da Vale. Sua vitrine de exposições temporárias é montadas a partir do acervo de relíquias, retratos e objetos pessoais guardados pelos depoentes.
A Sala de Memórias exibe, também, o acervo de produtos editorias e audiovisuais produzidos pelo Programa e fica aberta para visitação de terça-feira a domingo e durante feriados nacionais, das 9h às 17h.
A Tenda Cultural
Montada na área externa ao casarão histórico da Estação de Ouro Preto, a Tenda Cultural é utilizada para a realização de atividades do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, bem como para eventos de caráter artístico, cultural e educativo propostos por parceiros e grupos locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade!