Páginas

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Tiradentes recebe 3ª edição do Festival Internacional Artes Vertentes

Famosa por suas paisagens, gastronomia e hospitalidade mineira, a cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, se torna polo de arte e cultura entre os dias 12 e 21 de setembro, com a terceira edição do Festival Internacional de artes de Tiradentes: Artes Vertentes. Turistas do Brasil e do mundo terão acesso a uma extensa programação de concertos, espetáculos teatrais e de dança, exposições e exibição de filmes, com artistas de destaque no Brasil e no mundo.

A programação traz nomes já consagrados internacionalmente, que se apresentarão pela primeira vez no país, como o cineasta Algimantas Pujpa, da Lituânia; o artista visual Matej Andraz Vogrincic, da Eslovênia e o compositor palestino Samir Odeh-Tamimi, dentre outros. Entre os artistas nacionais, está confirmada a presença do poeta Leonardo Fróes, do percussionista Fernando Rocha e da soprano Eliane Coelho. Segundo o diretor artístico do Festival, o pianista Luiz Gustavo Carvalho, a proposta é manter um intercâmbio de alto nível entre o rico patrimônio artístico e cultural de Minas Gerais e o de outros lugares, permitindo encontros, reencontros e descobertas do público por meio da arte. “Pretendemos, com este conceito inovador, criar um espaço para novas ideias, atuando como uma plataforma de comunicação entre artistas vindos de diferentes culturas, respeitando suas singularidades, antagonismos e, principalmente, o desejo de dialogar”, aponta.

As atividades acontecerão em lugares de relevância histórica e de importância no patrimônio arquitetônico da cidade, como a Matriz de Santo Antônio, as igrejas do Rosário dos Pretos, o Museu Padre Toledo, o Centro Cultural Yves Alves, o Largo das Forras e o Largo do Ó. Os espaços têm acessibilidade para deficientes e grande parte da programação tem o acesso gratuito. Os ingressos e passaportes para os eventos pagos podem ser adquiridos no site www.ingressorapido.com.br.

Mais sobre Tiradentes
A cidade, que está a 190 km de Belo Horizonte, oferece mais de 100 pousadas como opção de hospedagem e atrativos como igrejas, diversas lojas de artesanato e joias da culinária mineira, em muitas opções de restaurantes. Seu conjunto arquitetônico conta com uma dezena de monumentos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pode ser apreciado em caminhadas tranquilas pela cidade. Para os mais aventureiros, o local também impressiona pela exuberância da Serra de São José, localizada entre a cidade e a vizinha São João del Rei, com mata virgem e trilhas. Outra opção é percorrer os seis quilômetros que separam a cidade do povoado conhecido como Bichinho. O lugar é famoso pela concentração de ateliês e lojas de artesanatos, que exibem peças confeccionadas por moradores. O passeio de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del Rei, é um dos passeios mais procurados pelos visitantes.

Confira a programação completa do Festival Internacional Artes Vertentes no site www.artesvertentes.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade!