Páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Ofício da Música apresenta Weber Lopes, Alberto Sampaio e Ivan Corrêa, em Ouro Preto




O Museu de Artes e Ofícios (MAO) dá continuidade ao projeto “Ofício da Música”, em Ouro Preto, recebendo o público para um Sarau Mineiro. Trata-se de uma edição especial, que integra a Primavera de Museus. No encontro, o violonista e compositor Weber Lopes convida o flautista Alberto Sampaio para um diálogo musical em que serão apresentadas músicas autorais e canções de Milton Nascimento. Este show, de música instrumental mineira, conta com a participação especial do baixista, Ivan Corrêa. O evento ocorre no dia 25 de setembro, quinta-feira, às 19h30, no Hotel do Teatro (Rua Costa Sena, 307, Ouro Preto). O projeto tem patrocínio da Gerdau.

As composições de Weber Lopes - "Sarau Mineiro", "Tom De Luz", "Mar Além" , "Bom Partido", "Festejo", "Alma", "Lá em Olinda", "Rede e o Mar" e " Flor Do Tempo" -, selecionadas de seus três CDs autorais, abarcam uma ampla gama de ritmos e estilos musicais. De Milton Nascimento serão tocadas as preciosas e raras "Catavento", "Pablo""Saídas e Bandeiras" e "Nuvem Cigana".

Um interessante leque de sonoridades, construído pela presença de diversos tipos de flautas transversais (Flauta, Flautim, Flauta-em-Sol e Flauta-Baixo) flutua livre sobre a pegada violonística  - ao mesmo tempo forte e riquíssima em sutilezas -  de um dos principais ícones dos "Violões de Minas", contando sempre com a base fundamental propiciada pelo mais atuante e reconhecido baixista mineiro.

Ouro Preto recebeu a primeira edição do “Ofício da Música”, em julho de 2014. Com o objetivo de promover encontros do público com músicos renomados, sempre com entrada gratuita, as atividades culturais são viabilizadas pelo Museu do Oratório e são uma extensão do projeto, que ocorre desde 2007, mensalmente, no Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte, sob a curadoria de Poti Castro.


Sobre o Museu do Oratório
O projeto Ofício da Música tem o patrocínio da Gerdau. Para manutenção de suas atividades o Museu do Oratório conta com o patrocínio da Gerdau, Oi, Cemig e Grupo CCR por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura e com apoio da Oi Futuro.


Serviço Ofício da Música com Weber Lopes, Alberto Sampaio e Ivan Corrêa
Dia: 25 de Setembro, quinta-feira, às 19h30
Local: Hotel do Teatro – Rua Costa Sena, 307 – Ouro Preto
Entrada Gratuita 

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Aproveite o último fim de semana do Festival Artes Vertentes, em Tiradentes/MG

Leitura com Harryette Mullen e Leonardo Fróes
Foto: Cecília Santos

(Veja mais fotos do Festival Artes Vertentes no Flickr)

A terceira edição do Festival Artes Vertentes, que movimenta Tiradentes/MG com exposições de arte, concertos, exibição de filmes, oficinas e rodas de leitura, se despede neste domingo, 21 de setembro. Em seus dez dias, a festival promoveu o intercâmbio de artes e artistas, com diversas atrações nacionais e internacionais.

O compositor palestino Samir Odeh-Tamimi, um dos destaques da edição, será homenageado no concerto de encerramento, que será realizado no dia 21 de setembro, às 15h, no Inhotim, em Brumadinho. O concerto, que terá obras do palestino e do compositor mineiro Sérgio Rodrigo, será realizado pelos músicos Baptiste Rodrigues (violino), Elise Pittenger (violoncello), Fernando Rocha (percussão), Gustavo Carvalho (piano), Iura de Rezende (clarineta), Julia Mihály (soprano), Julian Arp (violoncello), Juliana Steinbach (piano), Manuel Hofer (viola), Mark Mulley (trombone), com a presença de Samir Odeh-Tamini.

A programação do fim tem ainda mais atrações. Na sexta, às 11h, tem exibição do filme Histórias de Iemanjá, a Rainha das Águas (Agbalá Conta) e, às 19h, o filme O colar de dentes de lobo, do lituano Algimantas Puipa. Os concertos serão ao meio-dia e às 21h, na Igreja do Rosário. E às 16h, Ricardo Aleixo e Reuben da Cunha Rocha fazem leitura no Museu da Liturgia.

No sábado, o dia começa com a performace 6 Instantes de solidão, com Jacqueline Gimenes e direção coreográfica Rodrigo Pederneiras, no Centro Cultural Yves Alves. Às 16h, haverá concerto com obras de Brahms no Museu de SantAnna, seguido de exibição do filme Uma mulher e seus quatro homens do lituano Algimantas Puipa. O resultado do trabalho realizado com as crianças de Tiradentes, nas Ações Educativas, ministradas pelo EPPA será exposto em uma grande mostra das oficinas de desenho, fotografia, edição, montagem e curadoria, às 19h, no Museu Padre Toledo. A noite encerra com um concerto especial às 21h, na Igreja do Rosário, que traz a estreia mundial de Lámed, de Samir Odeh-Tamimi.

As exposições, leituras, concertos no ar livre têm entrada franca e os ingressos avulsos são vendidos no Centro Cultural Yves Alves (Rua Direita 168, Tiradentes). O valor do ingresso são R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). 

Acompanhe a programação completa no site www.artesvertentes.com


Confira a programação:

Dia 19 de setembro – sexta-feira
- 11h - SESI Tiradentes Centro Cultural Yves Alves
Exibição do filme Histórias de Iemanjá, a Rainha das Águas (Agbalá Conta)
- 12h - Igreja do Rosário
Concerto Brian Fountain (contrabaixo), Daniel Rowland (violino), Julian Arp (violoncello), Juliana Steinbach (piano), Tomoko Akasaka (viola).
Obras de Franz Schubert.
- 16h - Museu da Liturgia
Leitura com Ricardo Aleixo e Reuben da Cunha Rocha.
- 19h - SESI Tiradentes Centro Cultural Yves Alves
Exibição do filme O colar de dentes de lobo (Algimantas Puipa, Lituânia)
(Vilko Dantu Karoliai) Drama, Lithuânia, 1997, 92 min
- 21h - Igreja do Rosário
Concerto Baptiste Rodrigues (violino), Daniel Rowland (violino), Elise Pittinger (violoncello), Gustavo Carvalho (piano), Julian Arp ( violoncello), Juliana Steinbach (piano), Manuel Hofer (viola), Tomoko Akasaka (viola).
Obras de Richard Strauss e Robert Schumann.

Dia 20 de setembro – sábado
- 12h - SESI Tiradentes Centro Cultural Yves Alves
Performace 6 Instantes de solidão (Jacqueline Gimenes), direção coreográfica Rodrigo Pederneiras
- 16h - Museu de SantAnna
Concerto Baptiste Rodrigues (violino), Daniel Rowland (violino), Elise Pittenger (violoncello), Iura de Rezende (clarineta), Julian Arp (violoncello), Manuel Hofer (viola), Tomoko Akasaka (viola).
Obras de Johannes Brahms
- 18h - SESI Tiradentes Centro Cultural Yves Alves
Exibição do filme Uma mulher e seus quatro homens (Algimantas Puipa, Lituânia)
(Moteris ir keturi jos vyrai) Drama, União Soviética, 1983, 92 min
- 19h - Museu Pe. Toledo
Noite de Projeção - Ação Educativa - resultado da Oficina de Desenho, Fotografia, Edição, Montagem, e Curadoria, ministrada pelo EPPA.
- 21h - Igreja do Rosário
Concerto Baptiste Rodrigues (violino), Brian Fountain (contrabaixo), Daniel Rowland (violino), Eliane Coelho (soprano), Elise Pittenger (violoncello), Gustavo Carvalho (piano), Julian Arp (violoncello), Manuel Hofer (viola), Mark Mulley (trombone), Tomoko Akasaka (viola).
Obras de Samir Odeh-Tamimi, Dmitri Shostakovitch e Richard Strauss.
Estreia mundial de Lámed, de Samir Odeh-Tamimi. Concerto na presença do compositor.

Dia 21 de setembro - domingo
- 15h - Inhotim
Concerto de Encerramento: Baptiste Rodrigues (violino), Elise Pittenger (violoncello), Fernando Rocha (percussão), Gustavo Carvalho (piano), Iura de Rezende (clarineta), Julia Mihály (soprano), Julian Arp (violoncello), Juliana Steinbach (piano), Manuel Hofer (viola), Mark Mulley (trombone). Concerto na presença de Samir Odeh-Tamimi.
Obras de Sérgio Rodrigo e Samir Odeh-Tamimi.
Textos e autores: Johannes CS Frank, Ricardo Domeneck e Swantje Lichtenstein.


Convite: Concerto no Museu do Oratório - Ouro Preto/MG


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Museu do Oratório oferece atividades culturais e visitas mediadas durante a 8ª Primavera dos Museus

Evento acontece entre os dias 22 e 28 de setembro

Fachada externa do Museu do Oratório
Crédito: Nathália Costa - Divulgação
Museus Criativos: esse é o tema da 8ª edição da Primavera dos Museus, evento que acontece entre os dias 22 e 28 de setembro, com o propósito de mobilizar as instituições museológicas do País em torno de uma mesma questão. Em 2014, o Museu do Oratório traz uma programação extensa, com o objetivo de apresentar e reforçar as atividades promovidas pela Instituição e também pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG).

Concertos, encontro do público com músicos renomados, aula aberta do Coral Canto Crescente e visitas mediadas integram a programação da Primavera de Museus. Na aula inaugural, os alunos irão circular pelo museu cantando canções que ampliam os contextos apresentados, como  “Trenzinho do caipira” e “Ponta de areia”, músicas que se harmonizam com o caráter itinerante do subsolo, que apresenta o acampamento tropeiro. Confira abaixo a programação completa do Museu do Oratório:

20 de setembro
Série de Concertos no Museu
Quarteto Barros
Horário: 18h30
Evento gratuito - Retirada de ingressos no local.

25 de setembro
Cantando no Museu - Aula Aberta Coral Canto Crescente (com a participação dos pais dos alunos e visitantes)
Horário – manhã, às 9h30, e à tarde, 13h30 e 15h30  
Evento Gratuito

25 de setembro
Ofício da Música em Ouro Preto
Flutuar – Orquestra de Flautas
Salão do “Hotel do Teatro”
Horário: 19h30
Endereço: Rua Costa Sena, nº 307 - Bairro Centro - Ouro Preto/MG

De 22 a 28 de setembro
visitas mediadas
Horário: 09h30 – 17h00.
Mediação realizada pelos monitores.

O Museu do Oratório funciona diariamente, das 9h30 às 17h30, na Casa Capitular da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. Para informações e agendamento de visita orientada, entre em contato pelo telefone (31) 3551-5369, pelo e-mailinfo@museudooratorio.org.br ou visite o site  www.museudooratorio.org.br ou a sala virtual www.eravirtual.org.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Quarteto Barros de Cordas e Oboé se apresenta na Série de Concertos no Museu do Oratório

Concerto especial gratuito para a Primavera dos Museus traz peças camerísticas, compostas para entretenimento, compõe o programa do recital que acontece no dia 20 de setembro 

A sétima apresentação da Série de Concertos no Museu do Oratório recebe, no dia 20 de setembro, às 18h30, o Quarteto Barros de Cordas e Oboé. Os musicistas Alexandre Barros, oboé, Eliseu Barros, violino, Gerry Varona, viola, e Eneko Aizpurua Pablo, violoncelo, integram o grupo. O concerto faz parte da programação da Primavera dos Museus e tem entrada gratuita. 

Obras de J.Haydn, L.V.Beethoven, Benjamin Britten e Z.de Abreu compõem o programa. “O repertório foi selecionado a partir da proposta de reviver peças camerísticas compostas para entretenimento, ou seja, sem primordialmente ter o caráter de recital em teatro”, explica o violinista Eliseu Barros. “Foram selecionadas quatro obras de períodos diferentes: clássico, romântico, pós-romântico e século XX, para apreciação comparativa do público, mostrando as diferenças de estilos e conteúdo estético-musical”, finaliza.


Os musicistas
Alexandre Barros - principal oboísta da orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Alexandre iniciou seus estudos musicais com seu pai, Joaquim Inácio Barros. Durante sua formação, foi aluno de Afrânio Lacerda, Gustavo Napoli, Carlos Ernest Dias e Arcádio Minczuk. Junto ao Quinteto de Sopros da UFMG, recebeu o primeiro prêmio no V Concurso de Música da Câmara da instituição. Com o Trio Jovem de Palhetas, recebeu menção honrosa no concurso Jovens Solistas da Faculdade Santa Marcelina, São Paulo, e o prêmio Jovem Solista da Osesp. Recebeu ainda o Prêmio Eleazar de Carvalho no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. 

Eliseu Martins de Barros - bacharel em Violino pela UFMG, Eliseu integrou as orquestras jovens do Mercosul entre 2001 e 2003 e a Mundial no Japão, promovida pelo Pacific Music Festival, em 2000. Professor de Viola na UFMG entre 2005 e 2006, venceu os concursos Jovens Solistas de Juiz de Fora (1991 e 1993), UFMG (1991 e 1992), Orquestra Sinfônica de São Paulo (1996) e UFMG Música de Câmara com o Quarteto Mineiro de Cordas (2000). Solou e regeu concertos com as orquestras Sesiminas-Musicoop, Sinfônica da UFMG e Sinfônica de Cuiabá. Atualmente é violinista da Filarmônica de Minas Gerais.

Gerry Varona - Natural das Filipinas, Gerry Varona iniciou seus estudos em música aos 10 anos com o ukelele, o piano e o violino, passando a se dedicar à viola aos 14 anos. Formou-se em Filosofia em seu país natal e, em 2005, mudou-se para os Estados Unidos a fim de se graduar em Viola. Estudou com excelentes violistas e ganhou o primeiro lugar nos seguintes concursos: National Music Competition (Filipinas), Louisiana Viola Society Competition (EUA), Louisiana State University Concerto Competition (EUA) e Indiana University Concerto Competition (EUA).

Eneko Aizpurua Pablo- Cello - iniciou seus estudos musicais aos 7 anos em Llíria, cidade espanhola na província de Valência, e aperfeiçoou-se com os professores José Enrique Bouché em Castelló, Mariano García em Valência, Herre-Jan Stegenga em Rotterdam e Uzi Wiesel em Sydney. Ganhou diversos prêmios nacionais em seu país, como o Concurso Acordes Caja Madrid em 2006, na modalidade Música de Câmara, que lhe rendeu uma gravação para a Television Española no Teatro Monumental. Suas atividades camerísticas ainda envolvem apresentações na Casa da Música de Porto e em Madrid, Valência e País Basco. Em 2012, realizou um recital com o pianista Takafumi Mori no Concertgebouw. 

Série de Concertos do Museu do Oratório
Em 2014, a Série comemora 14 anos, proporcionando aos visitantes e moradores de Ouro Preto raros e belos espetáculos de música erudita, com músicos reconhecidos e repertório variado. A Série de Concertos no Museu do Oratório é realizada pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez e pelo Museu do Oratório, com patrocínio da Gerdau, Oi, CCR, Cemig, pelas Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio do Oi Futuro.


Serviço:
Quarteto Barros de Cordas e Oboé - Concerto especial para a Primavera dos Museus
Dia: 20 de setembro - sábado
Horário: 18h30
Local: Museu do Oratório – Adro da Igreja do Carmo, 28 - Ouro Preto.
Entrada gratuita
A retirada do ingresso pode ser feita a partir do dia 17 de setembro, na sede do Museu do Oratório.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Exposições, literatura e concertos abrem o Festival Internacional Artes Vertentes em Tiradentes-MG

O compositor residente Samir Odeh-Tamimi
também participa do festial. Foto: Divulgação
A programação do fim de semana do Festival Internacional Artes Vertentes promete agitar Tiradentes, em Minas Gerais. Os destaques são as exposições e os concertos especiais com a presença do compositor residente Samir Odeh-Tamimi. No dia 12 de setembro, primeiro dia do evento que vai até o dia 21 de setembro, será aberta a instalação do artista visual esloveno Matej Andraž Vogrinčič, seguida da apresentação literária da poeta portuguesa Matilde Campilho e do poeta brasileiro Ricardo Domeneck, às  15h. No Sobrado Aimorés, às 16h, o grupo XIX de Teatro (SP) apresenta o espetáculo Hysteria. O Centro Cultural Yves Alves recebe as exposições "Quando antes for depois", do artista capixaba Hilal Sami Hilal e "Autorretratos", do fotógrafo húngaro Balázs Böröcz. Às 20h, obras de Sérgio Rodrigo, Brahms e Schumann serão apresentadas na Igreja do Rosário. Para fechar a noite, o Espaço Vertentes recebe a exposição “Pássaro Sagrado”, do fotógrafo finlandês Janne Lehtinen.

No sábado, dia 13, a programação começa ao meio-dia com um concerto especial na Igreja do Rosário. Às 17h, será aberta a exposição “Moebius”, do escultor de Tiradentes Valin Branco, no Centro de Estudos FRMFA. No Museu Padre Toledo, às 19h, está programado um concerto especial em homenagem a John Cage. Fechando a noite, o filme Oslo será exibido às 20h, no Auditório do Sesi Tiradentes.

Já no domingo, a programação começa com o trabalho da criançada. Será exposto o resultado das Ações Educativas promovidas durante o ano pelo festival, em parceria com o Museu da Lirturgia. A abertura da exposição “Um olhar sobre Tiradentes” será às 10h. Ao meio-dia, obras de Samir Odeh-Tamimi e Heitor Villa-Lobos dão o tom do concerto na Igreja do Rosário, com participação de músicos e poetas. E para encerrar a programação do fim de semana, grandes nomes da literatura se apresentam como o poeta espanhol Eduard Escoffet, a escritora experimental americana Harryette Mullen e ainda Matilde Campilho e Ricardo Domeneck.

As exposições têm entrada franca e o passaporte para os concertos e espetáculos teatrais custam R$280 (inteira) e estão disponíveis no site www.ingressorapido.com.br. Os ingressos individuais custam R$20 (inteira) e R$10 (meia).

Acompanhe a programação completa no site www.artesvertentes.com

Confira a programação do fim de semana:

Dia 12 de setembro – sexta-feira
- 15h - Lar dos Idosos
Apresentação e abertura da instalação "Tiradentes", do artista esloveno Matej Andraž Vogrinčič.
Leitura com Matilde Campilho (Portugal) e Ricardo Domeneck.
- 16h - Sobrado Aimorés
Espetáculo teatral Hysteria - Grupo XIX de Teatro
- 18h - SESI Tiradentes Centro Cultural Yves Alves
Abertura oficial da terceira edição do Festival Artes Vertentes.
Abertura das exposições: "Quando antes for depois", de Hilal Sami Hilal (Espírito Santo) e "Autorretratos", de Balázs Böröcz (Hungria).
- 20h - Igreja do Rosário
Concerto: Gustavo Carvalho (piano), Juliana Steinbach (piano) e Iura de Rezende (clarineta)
Obras de Sérgio Rodrigo, Johannes Brahms e Robert Schumann.
- 22h - Espaço Artes Vertentes
Abertura da exposição "Pássaro Sagrado", de Janne Lehtinen (Finlândia)
Performance literária com os poetas participantes do festival/Projeções e DJ: Thiago Antônio e Sean Diss.

Dia 13 de setembro – sábado
- 12h - Igreja do Rosário
Concerto: Fernando Rocha (percussão), Gustavo Carvalho (piano), Maurício Freire (flauta).
Obras de Samir Odeh-Tamimi, Franz Schubert, Toru Takemitsu e Heitor Villa-Lobos.
Concerto na presença de Samir Odeh-Tamimi (Israel), compositor em residência no Festival
- 17h - Centro de Estudos FRMFA
Abertura da exposição "Moebius", de Valin Branco.
Leitura com os autores participantes do Festival Artes Vertentes.
- 19h - Museu Pe. Toledo
Concerto em homenagem à John Cage, com obras de John Cage e György Kurtág.
Participação: Eduard Ecoffet (leitura), Eduardo W. Leser (voz), Elise Pittenger (violoncello), Fernando Rocha (percussão), Gustavo Carvalho (voz), Harryette Mullen (leitura), Juliana Steinbach (piano de brinquedo), Iura de Rezende (voz), Matilde Campilho (leitura), Reuben da Cunha Rocha (leitura), Ricardo Domeneck (leitura).
- 20h - SESI Tiradentes Centro Cultural Yves Alves
Exibição do filme Oslo, 31 de agosto (Joachim Trier, Dinamarca) - Drama, Noruega, 2011.

Dia 14 de setembro – domingo
- 10h - Museu da Liturgia
Abertura da exposição "Um pequeno olhar sobre Tiradentes", que apresenta o olhar das crianças participantes da Ação Educativa do Festival Artes Vertentes sobre a cidade. Projeto coordenado e dirigido pelo coletivo EPPA.
- 12h - Igreja do Rosário
Concerto na presença de Samir Odeh-Tamimi, com Elenis Guimarães (soprano), Elise Pittenger (violoncello), Fernando Rocha (percussão), Gustavo Carvalho (piano), Juliana Steinbach (piano), Maurício Freire (flauta).
Obras de Samir Odeh-Tamimi e Heitor Villa-Lobos.
- 16h - SESI Tiradentes Centro Cultural Yves Alves
Leitura com Eduard Escoffet, Harryette Mullen, Matilde Campilho e Ricardo Domeneck.


Contatos:

Assessoria de Imprensa - solicite fotos em alta resolução
Converso Comunicação - (31) 3551 0618

Direção Executiva:
Maria  Vragova – (21) 98634 5374

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Exposições, literatura e concertos abrem o Festival Internacional Artes Vertentes em Tiradentes-MG

A programação do fim de semana do Festival Internacional Artes Vertentes promete agitar Tiradentes, em Minas Gerais. Os destaques são as exposições e os concertos especiais com a presença do compositor residente Samir Odeh-Tamimi. No dia 12 de setembro, primeiro dia do evento que vai até o dia 21 de setembro, será aberta a instalação do artista visual esloveno Matej Andraž Vogrinčič, seguida da apresentação literária da poeta portuguesa Matilde Campilho e do poeta brasileiro Ricardo Domeneck, às  15h. No Sobrado Aimorés, às 16h, o grupo XIX de Teatro (SP) apresenta o espetáculo Hysteria. O Centro Cultural Yves Alves recebe as exposições "Quando antes for depois", do artista capixaba Hilal Sami Hilal e "Autorretratos", do fotógrafo húngaro Balázs Böröcz. Às 20h, obras de Sérgio Rodrigo, Brahms e Schumann serão apresentadas na Igreja do Rosário. Para fechar a noite, o Espaço Vertentes recebe a exposição “Pássaro Sagrado”, do fotógrafo finlandês Janne Lehtinen.

No sábado, dia 13, a programação começa ao meio-dia com um concerto especial na Igreja do Rosário. Às 17h, será aberta a exposição “Moebius”, do escultor de Tiradentes Valin Branco, no Centro de Estudos FRMFA. No Museu Padre Toledo, às 19h, está programado um concerto especial em homenagem a John Cage. Fechando a noite, o filme Oslo será exibido às 20h, no Auditório do Sesi Tiradentes.

Já no domingo, a programação começa com o trabalho da criançada. Será exposto o resultado das Ações Educativas promovidas durante o ano pelo festival, em parceria com o Museu da Lirturgia. A abertura da exposição “Um olhar sobre Tiradentes” será às 10h. Ao meio-dia, obras de Samir Odeh-Tamimi e Heitor Villa-Lobos dão o tom do concerto na Igreja do Rosário, com participação de músicos e poetas. E para encerrar a programação do fim de semana, grandes nomes da literatura se apresentam como o poeta espanhol Eduard Escoffet, a escritora experimental americana Harryette Mullen e ainda Matilde Campilho e Ricardo Domeneck.

As exposições têm entrada franca e o passaporte para os concertos e espetáculos teatrais custam R$280 (inteira) e estão disponíveis no site www.ingressorapido.com.br. Os ingressos individuais custam R$20 (inteira) e R$10 (meia).

Acompanhe a programação completa no site www.artesvertentes.com

Confira a programação do fim de semana:

Dia 12 de setembro – sexta-feira
- 15h - Lar dos Idosos
Apresentação e abertura da instalação "Tiradentes", do artista esloveno Matej Andraž Vogrinčič.
Leitura com Matilde Campilho (Portugal) e Ricardo Domeneck.
- 16h - Sobrado Aimorés
Espetáculo teatral Hysteria - Grupo XIX de Teatro
- 18h - SESI Tiradentes Centro Cultural Yves Alves
Abertura oficial da terceira edição do Festival Artes Vertentes.
Abertura das exposições: "Quando antes for depois", de Hilal Sami Hilal (Espírito Santo) e "Autorretratos", de Balázs Böröcz (Hungria).
- 20h - Igreja do Rosário
Concerto: Gustavo Carvalho (piano), Juliana Steinbach (piano) e Iura de Rezende (clarineta)
Obras de Sérgio Rodrigo, Johannes Brahms e Robert Schumann.
- 22h - Espaço Artes Vertentes
Abertura da exposição "Pássaro Sagrado", de Janne Lehtinen (Finlândia)
Performance literária com os poetas participantes do festival/Projeções e DJ: Thiago Antônio e Sean Diss.

Dia 13 de setembro – sábado
- 12h - Igreja do Rosário
Concerto: Fernando Rocha (percussão), Gustavo Carvalho (piano), Maurício Freire (flauta).
Obras de Samir Odeh-Tamimi, Franz Schubert, Toru Takemitsu e Heitor Villa-Lobos.
Concerto na presença de Samir Odeh-Tamimi (Israel), compositor em residência no Festival
- 17h - Centro de Estudos FRMFA
Abertura da exposição "Moebius", de Valin Branco.
Leitura com os autores participantes do Festival Artes Vertentes.
- 19h - Museu Pe. Toledo
Concerto em homenagem à John Cage, com obras de John Cage e György Kurtág.
Participação: Eduard Ecoffet (leitura), Eduardo W. Leser (voz), Elise Pittenger (violoncello), Fernando Rocha (percussão), Gustavo Carvalho (voz), Harryette Mullen (leitura), Juliana Steinbach (piano de brinquedo), Iura de Rezende (voz), Matilde Campilho (leitura), Reuben da Cunha Rocha (leitura), Ricardo Domeneck (leitura).
- 20h - SESI Tiradentes Centro Cultural Yves Alves
Exibição do filme Oslo, 31 de agosto (Joachim Trier, Dinamarca) - Drama, Noruega, 2011.

Dia 14 de setembro – domingo
- 10h - Museu da Liturgia
Abertura da exposição "Um pequeno olhar sobre Tiradentes", que apresenta o olhar das crianças participantes da Ação Educativa do Festival Artes Vertentes sobre a cidade. Projeto coordenado e dirigido pelo coletivo EPPA.
- 12h - Igreja do Rosário
Concerto na presença de Samir Odeh-Tamimi, com Elenis Guimarães (soprano), Elise Pittenger (violoncello), Fernando Rocha (percussão), Gustavo Carvalho (piano), Juliana Steinbach (piano), Maurício Freire (flauta).
Obras de Samir Odeh-Tamimi e Heitor Villa-Lobos.
- 16h - SESI Tiradentes Centro Cultural Yves Alves
Leitura com Eduard Escoffet, Harryette Mullen, Matilde Campilho e Ricardo Domeneck.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Tiradentes recebe 3ª edição do Festival Internacional Artes Vertentes

Famosa por suas paisagens, gastronomia e hospitalidade mineira, a cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, se torna polo de arte e cultura entre os dias 12 e 21 de setembro, com a terceira edição do Festival Internacional de artes de Tiradentes: Artes Vertentes. Turistas do Brasil e do mundo terão acesso a uma extensa programação de concertos, espetáculos teatrais e de dança, exposições e exibição de filmes, com artistas de destaque no Brasil e no mundo.

A programação traz nomes já consagrados internacionalmente, que se apresentarão pela primeira vez no país, como o cineasta Algimantas Pujpa, da Lituânia; o artista visual Matej Andraz Vogrincic, da Eslovênia e o compositor palestino Samir Odeh-Tamimi, dentre outros. Entre os artistas nacionais, está confirmada a presença do poeta Leonardo Fróes, do percussionista Fernando Rocha e da soprano Eliane Coelho. Segundo o diretor artístico do Festival, o pianista Luiz Gustavo Carvalho, a proposta é manter um intercâmbio de alto nível entre o rico patrimônio artístico e cultural de Minas Gerais e o de outros lugares, permitindo encontros, reencontros e descobertas do público por meio da arte. “Pretendemos, com este conceito inovador, criar um espaço para novas ideias, atuando como uma plataforma de comunicação entre artistas vindos de diferentes culturas, respeitando suas singularidades, antagonismos e, principalmente, o desejo de dialogar”, aponta.

As atividades acontecerão em lugares de relevância histórica e de importância no patrimônio arquitetônico da cidade, como a Matriz de Santo Antônio, as igrejas do Rosário dos Pretos, o Museu Padre Toledo, o Centro Cultural Yves Alves, o Largo das Forras e o Largo do Ó. Os espaços têm acessibilidade para deficientes e grande parte da programação tem o acesso gratuito. Os ingressos e passaportes para os eventos pagos podem ser adquiridos no site www.ingressorapido.com.br.

Mais sobre Tiradentes
A cidade, que está a 190 km de Belo Horizonte, oferece mais de 100 pousadas como opção de hospedagem e atrativos como igrejas, diversas lojas de artesanato e joias da culinária mineira, em muitas opções de restaurantes. Seu conjunto arquitetônico conta com uma dezena de monumentos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pode ser apreciado em caminhadas tranquilas pela cidade. Para os mais aventureiros, o local também impressiona pela exuberância da Serra de São José, localizada entre a cidade e a vizinha São João del Rei, com mata virgem e trilhas. Outra opção é percorrer os seis quilômetros que separam a cidade do povoado conhecido como Bichinho. O lugar é famoso pela concentração de ateliês e lojas de artesanatos, que exibem peças confeccionadas por moradores. O passeio de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del Rei, é um dos passeios mais procurados pelos visitantes.

Confira a programação completa do Festival Internacional Artes Vertentes no site www.artesvertentes.com.