Páginas

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Projeto Educandocomarte, do Museu das Reduções, promove acesso às artes, à cultura e a inclusão digital

Foto: Divulgação Museu das Reduções
Em 2014, mais de mil alunos já foram beneficiadas pelo projeto que prevê atingir a marca de seis mil alunos até dezembro

O Museu das Reduções comemora o sucesso de mais uma edição do Educandocomarte , projeto de Educação Patrimonial que desenvolve em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento e Integração Cultural (INDIC). As atividades foram iniciadas no mês de março e, até o momento, 1.173 crianças de escolas públicas da Região dos Inconfidentes já foram beneficiadas. Desse total, 197 são de Ouro Preto, 259 de Mariana, 343 de Itabirito e 254 de Nova Lima. O projeto será interrompido no mês de junho, em função da antecipação das férias escolares, por conta da Copa do Mundo, e retomado em julho, com a possível adesão de alunos dos municípios de Conselheiro Lafaiete, Rio Acima, Congonhas, Moeda, Belo Vale e Belo Horizonte, devendo alcançar, até dezembro, a marca de seis mil alunos beneficiados.

O projeto, que é patrocinado através das Leis de Incentivo à Cultura, pela Cemig Telecom e Gerdau, viabiliza o acesso de estudantes às ações educativas do Museu das Reduções, fazendo com que tenham uma visão ampliada do Patrimônio Histórico e Cultural, material e imaterial do Brasil.

As visitas são orientadas por alunas do curso de Museologia da UFOP e os estudantes recebem, além das informações sobre a história de cada réplica do Museu, conhecimentos inter e multidisciplinares nas áreas de História, Matemática, Geografia, Ciências e Artes, se utilizando, ainda, dos recursos da informática, no laboratório da instituição.

“A utilização do rico acervo do Museu como fonte de conhecimento é fruto de uma releitura de cada obra, realizada pela educadora Terezinha Lobo leite, de Ouro Preto, especialista em Educação Patrimonial e coordenadora pedagógica do Educandocomarte. A educadora vislumbrou um novo caminho a ser percorrido pela Instituição, aliando a beleza plástica das obras, a incrível fidelidade aos modelos originais e a riqueza de detalhes à educação básica", afirma o diretor do Museu das Reduções, Carlos Alberto Vilhena.

Sobre o Museu das Reduções
O Museu das Reduções exibe réplicas de importantes construções históricas brasileiras, em tamanho reduzido 25 vezes, e está localizado na Rua São Gonçalo, 131, a 25 km do centro histórico de Ouro Preto, no distrito de Amarantina. A instituição funciona diariamente (exceto às terças-feiras), das 9h às 12h e de 13h às 16h. Para mais informações sobre o Museu e sobre o Educandocomarte, entre em contato pelo telefone 3553-5182 ou pelo facebook/museudasreducoes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade!