Crédito: Leo Homssi |
Ouro Preto vira a menina dos olhos de Minas Gerais durante a Semana Santa, especialmente nos dias de feriado. As celebrações religiosas da Sexta-Feira Santa, do Sábado de Aleluia e do Domingo de Páscoa, de 18 a 20 de abril, trazem muitos turistas para a cidade, seja para participar das celebrações religiosas que marcam a data ou para viver a cultura local.
Quem estiver na cidade pode aproveitar a data para visitar a exposição “Gravuras”, do pintor, desenhista e gravador Mário Zavagli, na Galeria da Fiemg (praça Tiradentes, 4 – Centro). O conjunto de gravuras é uma homenagem aos artistas viajantes, que percorreram o Brasil durante o século XIX retratando em aquarelas as nossas fauna e flora, além do relevo brasileiro. Mário Zavagli produziu aquarelas que retratam, especialmente, a Serra da Mantiqueira e a cadeia do Espinhaço. As aquarelas foram transformadas em gravuras por meio da técnica de gicleé print, que apresenta uma evolução com relação à litografia, usada pelos artistas viajantes. Elas foram desenvolvidas no estúdio de impressão do fotógrafo e impressor Guilherme Horta, são assinadas e têm tiragens definidas.
Artistas viajantes
Os mais famosos artistas viajantes que percorreram o Brasil no século XIX são Johann Moritz Rugendas (Voyage pittoresque Dans le Brésil, de 1835) e Jean-Batiste Debret (Voyage pittoresque et historique au Brésil, editado em 1834, 35 e 38). Também merecem destaque os artistas Conde de Clarac, Thomas Ender, Eduard Hildebrandt, Joseph Martinet, Lois Lebreton, K. W. Von Theremin e outros. Mário revela que suas obras na exposição foram inspiradas, especialmente, nas obras de Thomas Ender, artista austríaco que veio para Brasil em 1817, com a imperatriz Leopoldina e produziu, em 11 meses, mais de 700 imagens.
Após chegarem na Europa, as aquarelas eram transformadas em litogravuras e vendidas. A técnica era uma evolução, à época, pois produziam um número maior de cópias a custos mais baixos.
O artista
Mário Zavagli é pintor, desenhista e gravador. É professor adjunto na Escola de Belas Artes na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi coordenador de Artes Plásticas em várias edições do Festival de Inverno de Ouro Preto, de Diamantina, São João del-Rei e Poços de Caldas. Realizou, ao longo de sua carreira, 30 exposições individuais e participou de mais de duas centenas de mostras coletivas em diversos Estados brasileiros e também na Alemanha, Argentina, Áustria, Espanha e Portugal. Ministra cursos e presta consultoria e curadoria para várias entidades culturais no País.
O artista vem desenvolvendo, há tempos, paralelamente a outras temáticas, uma série em homenagem aos artistas viajantes, representando naturalisticamente as paisagens montanhosas de Minas Gerais.
Serviço
Gravuras, de Mário Zavagli
Na Galeria Fiemg (praça Tiradentes, 04 – Centro • Ouro Preto/MG
Visitação: até 04 de maio, de segunda a domingo, das 9h às 19h
Entrada gratuita
Informações: (31) 3551-3637
Solicite fotos em alta resolução pelo e-mail contato@conversocomunicacao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade!