A Agência Brasileira de Agências de Comunicação - Abracom promoveu no dia 29 de novembro seu primeiro evento em Minas, o I Seminário de Comunicação Corporativa, que reuniu mais de 150 jornalistas de diversas agências e veículos, na Fiemg, em Belo Horizonte. O evento foi uma oportunidade de troca de experiências e reflexões sobre o modo de fazer assessoria de imprensa, a comunicação nas redes sociais, a reputação corporativa, dentre outros.
A manhã de palestras foi aberta pela presidente da Abracom, Giselle Lorenzetti, que falou sobre a comunicação no Brasil e no mundo e destacou a importância da gestão de relacionamento na comunicação. "A definição de comunicação empresarial se aproxima da definição de redes sociais, pois a demanda do mundo hoje é diálogo e relacionamento. As equipes estão cada vez mais enxutas e a necessidade de diálogo com todos os públicos é maior, então temos que estar preparados", disse Giselle.
Em seguida, o questionamento sobre o fim da assessoria de imprensa foi debatido Rosângela Guimarães do Hoje em Dia, Ivana Moreira da Veja BH e Alexandre Loures da Ambev, com mediação de Yacoff Sarkovas, da Agência Edelman Significa. Todos foram unânimes na necessidade da mudança do modo de fazer assessoria hoje. "Os jornais não vivem sem os assessores de imprensa, mas é preciso mudar, ser mais ágil, objetivo e personalizado", destacou a repórter Rosângela que também é co-autora do livro 'Cá entre Nós' sobre a relação dos veículos com as assessorias. Para Alexandre Loures, da Ambev, a comunicação deixou de ser única. "Todos que trabalham na empresa têm que se comunicar e por outro lado o comunicador tem que entender cada vez mais do negócio. Temos o desafio de ser múltiplo para propor novas soluções sempre, mas sem amarras," disse. A editora da Revista Veja BH destacou a importância do assessor para ajudar a interpretar e acrescentar informações para as matérias. "Com as redes sociais, há um volume de informação muito maior para administrarmos, então nunca precisamos tanto das Assessorias de Imprensa como agora, pois estamos cada vez mais desinformados", disse. Segundo ela o "google jornalismo" é uma ferramenta muito usada, mas que precisa de cautela, pois nos dias atuais todos são agentes de comunicação e a internet nem sempre é uma fonte confiável.
A programação da tarde foi aberta com a palestra sobre Construção da Reputação Empresarial, por Marcus Dias, do Reputation Institute. Em seguida, o tema "Do local para o Global: o desafio da comunicação sem fronteiras" esteve em pauta. Cassia Cinque, da Vale, apresentou a gestão da marca da empresa, os desafios e o case de sucesso que é o novo jornal V+. O jornalista e prof. Mozahir Salomão da PUC Minas e Ana Gabriela Cardoso da Gerdau também participaram da mesa de debates. O evento do foi encerrado com um grande coquetel de confraternização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade!