Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2012

Exposição de fotos e cromografias do artista Raymond Asséo


O repórter fotográfico francês Raymond Asséo, radicado no Brasil, exporá o melhor de seu trabalho em uma retrospectiva de sessenta anos dedicados à fotografia. Trata-se da mostra Raymond Asséo – Fotografias e cromografias, sob curadoria de Margareth Monteiro e Janine Ojeda, que será inaugurada na Sala Manoel da Costa Athaíde, Anexo I do Museu da Inconfidência, às 20h30 do dia 23 de março, sexta-feira, permanecendo em cartaz até 29 de abril.

O público poderá conferir, gratuitamente, fotografias em preto e branco e cromografias de artistas ou personalidades, rostos anônimos, cenas de rua, objetos e paisagens. “A exposição retraça instantes que despertaram a emoção de um contato entre minha sensibilidade e o que observei a meu redor pelo mundo”, destaca Asséo, que já expôs em museus de Paris, Londres, Genebra – cidade da qual foi fotógrafo oficial de 1962 a 1973 –, Torino, Israel, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.






O ARTISTA – Raymond Asséo iniciou sua carreira de repórter em 1960. Colaborou ativamente para grandes revistas, como Life, Esquire e Vogue, e organizações internacionais - entre elas Cruz vermelha, UNESCO e ONU, documentando fatos marcantes do mundo. De 1967 a 1973, cobriu as guerras que agitaram o Oriente Médio. Tendo inclinação particular pelas artes, Raymond Asseo é autor de vários livros e reportagens neste domínio.
Após seu casamento com uma brasileira, Raymond Asséo se estabeleceu, em 1974, no Brasil. Nesta época, começou suas pesquisas sobre cromografia. Paralelamente colaborou com várias publicações no país. A partir de 1988, Asséo se consagra exclusivamente no aperfeiçoamento da cromografia e inaugura sua série Cores e Atmosfera com uma exposição em Paris, em 1992 e, sobre Marrocos, em 1993.
Entre as premiações recebidas está a Medalha de Ouro da Academia de Belas Artes da Bélgica, em 1973, pela participação no concurso Reflet Mondial de La Photographie. A formação de Asséo é tanto técnica (Engenheiro Eletrônico, Paris), quanto artística (Ecole de Photografie ET Cinema de La Ville de Paris e Histoire de l´Art, Universidade de Genebra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade!