Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2015

Associação Os Bem-Te-Vis apresenta andamento do restauro da Matriz de Itatiaia (Ouro Branco/MG)

 
Foto: Leo Homssi


Comunidade acompanha as obras,
ansiosa pelo retorno da grandiosidade da igreja



Na tarde fria de 27 de junho, a comunidade de Itatiaia, localidade de Ouro Branco/MG, reuniu-se na Matriz de Santo Antônio para acompanhar o andamento das obras de restauro do templo, comandadas pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis. Com a presença de Gilson Ribeiro, representante da empresa Ânima Conservação e Restauro, e de Olinto Rodrigues dos Santos Filho, representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Tiradentes, os moradores conheceram o trabalho realizado até o momento e ainda tiveram boas notícias:  uma das peças que havia sido roubadas da Matriz foi recuperadas pela Polícia Federal.

Wilton Fernandes, da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis ressaltou que as obras são fruto da união da comunidade. Foi a ação comunitária que permitiu a primeira intervenção na igreja, com o projeto luminotécnico e de prevenção de incêndios, em 2004. Já o projeto de restauro integrado da igreja foi iniciado em 2010 e, após, aprovação nos órgão competentes e captação, as obras começaram em dezembro de 2014. O assoalho e o telhado do templo também estão sofrendo intervenção, para dar mais segurança aos fiéis e aos bens culturais e patrimoniais de seu interior.

O restaurador Gilson Ribeiro deixou claro que gosta de descobrir a história e devolvê-la para a comunidade. “Quero fazer o melhor e deixar a igreja muito bonita”, afirma, ressaltando que as intervenções de restauro serão realizadas até onde é possível. Ele também chamou a comunidade a se responsabilizar por seu patrimônio: “Não deixem perder a história de vocês!”, completa.

Olinto Rodrigues dos Santos Filho, do escritório do Iphan em Tiradentes/MG, trouxe um pouco da história da Matriz, com o relato de Dom Frei José da Santíssima Trindade, escrito em 1824, que contou como era o templo e sua comunidade. Olinto também informou que  uma peça furtada da igreja em 1994 foi recuperada pela Polícia Federal e já se encontram sob a guarda da Arquidiocese de Mariana.

A prefeita de Ouro Branco, Cida Campos, esteve presente à tarde cultural na Matriz de Itatiaia, por meio das ações da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, e ressaltou o respeito e o cuidado que a comunidade de Itatiaia tem com seus bens culturais. “Esta comunidade não deixa a história se perder, tem amor à terra e respeita os costumes”, enfatiza.

A tarde teve, ainda, apresentações culturais. Heverton Ferreira, professor das oficinas de Teatro oferecidas gratuitamente pelos Bem-Te-Vis à comunidade, apresentou um esquete em que abordou o restauro da igreja e a recuperação dos bens da comunidade. Os alunos da oficina de Violão também se apresentaram. Quem fechou a tarde foi Dona Jandira, uma das fundadoras dos Bem-Te-Vis, cantora alagoana que escolheu Ouro Branco para viver.  


Matriz de Santo Antônio – Itatiaia
 A Matriz de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique e aparenta ser a primitiva capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)

Durante o início da década de 1980, a matriz ficou exposta às intempéries climáticas, que acabaram por danificar os altares laterais e colaterais da nave e o forro, que foi perdido. O trabalho de restauro dos bens integrados da Matriz de Santo Antônio é realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. O projeto prevê a recuperação do interior da construção, contemplando elementos artísticos como retábulos, púlpito, arco-cruzeiro, balaustrada da nave e pia batismal. Também estão contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração do acervo de imaginárias.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Agenda de concertos do Órgão da Sé de Mariana - Julho de 2015

03/07 - sexta-feira
11h30 - Edmundo Hora
05/07 - domingo
12h15 - Edmundo Hora

 Ingressos a partir de R$ 30,00 (inteira) Os Concertos Regulares do Órgão Arp Schnitger acontecem às sextas-feiras, às 11h30, e aos domingos, às 12h15, na Catedral da Sé em Mariana/MG. Para agendar grupos e ter mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3558-2785 ou pelo e-mail orgaodase@uai.com. O site do projeto de concertos é www.orgaodase.com.br.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Ofício da Música em Ouro Preto recebe Pereira da Viola com o show "Prosa Mineira"



O Museu de Artes e Ofícios (MAO) dá continuidade às ações do projeto Ofício da Música, em Ouro Preto, sob a curadoria de Poti Castro, recebendo Pereira da Viola no show “Prosa Mineira”. No palco, uma viola Rio Abaixo, outra viola em cebolão, um violão tradicional, um cuatro venezuelano e duas vozes. Este é o cenário da cantoria “Prosa Mineira”, com Pereira da Viola acompanhado pelo irmão Dito Rodrigues (violão). A apresentação ocorre no dia 26 dejunho, sexta-feira, às 19h30, no Hotel do Teatro – Rua Costa Sena, 307, Ouro Preto. O projeto tem patrocínio da Gerdau e a entrada é gratuita. 
Com 5 CD´s autorais – “Terra Boa”, “Tawaraná”, “Viola Cósmica”, “Viola Ética” e “Akpalô”, todos lançados em pequenos selos independentes, Pereira da Viola também participou de relevantes trabalhos coletivos, festejados pelos amantes da música regional brasileira, entre eles “Violeiros do Brasil”, “Viva Viola”, “Viola Brasileira em Concerto”, “Carnaviola” e “Pote” lançado em parceria com Wilson Dias e João Evangelista Rodrigues. Alguns deles renderam livro, CDs e DVDs. Atualmente, após dar início a carreira internacional com shows na Espanha, Portugal, Alemanha e Inglaterra, Pereira da Viola trabalha no lançamento de novos discos e também em seu primeiro DVD solo.
Com o DVD “Menina Flor”, Pereira reúne 25 anos de trabalho em composições, parcerias e andanças pelo país onde inclui, aglomera e extrapola a diversidade da música regional, aumentando a visibilidade da criação artística de Minas Gerais e contribuindo para o enriquecimento e divulgação das artes, lendas e crenças do povo mineiro e brasileiro.
Com uma carreira sólida e reconhecida em todo território brasileiro, o artista já tocou em quase todo o país, além de todas as regiões de Minas Gerais.

Sobre Pereira da Viola
Pereira da Viola, embora seja um artista ligado essencialmente à cultura mineira, à sua raiz no interior, é também um instrumentista universal. Ele é capaz de tirar da viola – instrumento de origem europeia, uma inusitada versão de Carmina Burana, por exemplo, sem perder a qualidade e o batido típico aprendido junto a seus mestres das Folias de Reis. 
Nascido em Comunidade Quilombola de São Julião – distrito de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri em Minas Gerais, uma das regiões mais pobres do país, negro, trabalhador rural, poeta, cantor, folião e violeiro, aclamado pela crítica como um gênio em sua arte, Pereira da Viola é, organicamente, um dos porta-vozes de uma expressiva parcela do universo rural brasileiro. Pereira é filho de foliões: João Preto (sanfoneiro) e Mãe Augusta (cantora de Folia de Reis e de todo tipo de cantigas de roda, batuques, entre outras).

Sobre o Ofício da Música
Desde a primeira edição, em julho de 2014, o Ofício da Música, em Ouro Preto, tem como principal objetivo promover encontros do público com músicos renomados, sempre com entrada gratuita. As atividades culturais são viabilizadas pelo Museu do Oratório e são uma extensão do projeto, que ocorre desde 2007, mensalmente, no Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte, sob a curadoria de Poti Castro.

Sobre o Museu do Oratório
O projeto Ofício da Música tem o patrocínio da Gerdau. Para manutenção de suas atividades, o Museu do Oratório conta com o patrocínio master da Gerdau, o patrocínio da Oi e Cemig e conta com os benefícios das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura e com apoio da Oi Futuro. 

SERVIÇO – OURO PRETO
Ofício da Música – Pereira da Viola em “Prosa Mineira”
Data: 26 de junho (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local:  Hotel do Teatro – Rua Costa Sena, 307
Entrada gratuita

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Convite: Concerto no Museu do Oratório


Agenda de concertos do Órgão da Sé de Mariana - Junho de 2015

26/06 - sexta-feira
11h30 - Edite Rocha
28/06 - domingo
12h15 - Elisa Freixo 

 Ingressos a partir de R$ 30,00 (inteira) Os Concertos Regulares do Órgão Arp Schnitger acontecem às sextas-feiras, às 11h30, e aos domingos, às 12h15, na Catedral da Sé em Mariana/MG. Para agendar grupos e ter mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3558-2785 ou pelo e-mail orgaodase@uai.com. O site do projeto de concertos é www.orgaodase.com.br.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Tarde Cultural em Itatiaia (Ouro Branco/MG) traz informações sobre educação patrimonial


Foto: Leo Homssi


 
Com o andamento do processo de restauro da Matriz de Santo Antônio de Itatiaia , a Educação Patrimonial será o tema principal do encontro com a comunidade


Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, de Itatiaia, em Ouro Branco/MG, convida para Tarde Cultural, que acontecerá na Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia. O encontro será realizado no sábado, 27 de junho, a partir das 14h e tem como objetivo apresentar aos moradores de Itatiaia e visitantes informações sobre o restauro da Matriz, patrimônio cultural da comunidade, bem como discutir questões relacionadas à preservação e a  educação patrimonial.

Na ocasião, a Associação apresenta um painel de fotos com a linha do tempo do restauro da Matriz de Santo Antônio, iniciado em dezembro de 2014. Além disso, atrações culturais e uma palestra sobre Educação Patrimonial será ministrada, com o objetivo de destacar a importância que a comunidade tem no processo de preservação, apropriação e uso do patrimônio, valorizando a herança cultural de Itatiaia.

Comunidade
Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis representa a comunidade de Itatiaia, localidade pertencente a Ouro Branco (MG). Em mais de dez anos de atuação, Os Bem-Te-Vis já promoveram muitas oficinas socioculturais, que envolvem os moradores do local, e ainda coordenam a Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito, com acervo de mais de seis mil livros, além de revistas e outras publicações.

Entre os trabalhos realizados pela instituição está a promoção da inclusão sociocultural e educativa da comunidade, além da proteção do patrimônio cultural de Itatiaia. Assim, Os Bem-Te-Vis unem a comunidade em torno de um objetivo comum: a manutenção dos bens culturais, materiais e imateriais de Itatiaia. O restauro da Matriz de Santo Antônio é um desejo antigo da comunidade, que quer proteger seus bens culturais e decidiu tomar a frente do processo. “Para a comunidade é uma alegria ver a igreja sendo finalmente restaurada. Agora, precisamos nos informar e nos qualificar para sermos, efetivamente, guardiões desse patrimônio”, afirma Máxima Bernadete, presidente da Associação.

Matriz de Santo Antônio – Itatiaia
 A Matriz de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique e aparenta ser a primitiva capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)

Durante os anos de 1982 a 1984, a matriz ficou exposta às intempéries climáticas, que acabaram por danificar os altares laterais e colaterais da nave e o forro, que foi perdido. O trabalho de restauro dos bens integrados da Matriz de Santo Antônio é realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. O projeto prevê a recuperação do interior da construção, contemplando elementos artísticos como retábulos, púlpito, arco-cruzeiro, balaustrada da nave e pia batismal. Também estão contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração do acervo de imaginárias.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Agenda de concertos do Órgão da Sé de Mariana - Junho de 2015

19/06 - sexta-feira
11h30 - Edite Rocha
21/06 - domingo
12h15 - Elisa Freixo 

 Ingressos a partir de R$ 30,00 (inteira) Os Concertos Regulares do Órgão Arp Schnitger acontecem às sextas-feiras, às 11h30, e aos domingos, às 12h15, na Catedral da Sé em Mariana/MG. Para agendar grupos e ter mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3558-2785 ou pelo e-mail orgaodase@uai.com. O site do projeto de concertos é www.orgaodase.com.br.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Agenda de concertos do Órgão da Sé de Mariana - Junho de 2015

12/06 - sexta-feira
11h30 - Elisa Freixo
14/06 - domingo
12h15 - Elisa Freixo 

 Ingressos a partir de R$ 30,00 (inteira) Os Concertos Regulares do Órgão Arp Schnitger acontecem às sextas-feiras, às 11h30, e aos domingos, às 12h15, na Catedral da Sé em Mariana/MG. Para agendar grupos e ter mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3558-2785 ou pelo e-mail orgaodase@uai.com. O site do projeto de concertos é www.orgaodase.com.br.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Agenda de concertos do Órgão da Sé de Mariana - Junho de 2015

05/06 - sexta-feira
11h30 - Edite Rocha
07/06 - domingo
12h15 - Elisa Freixo e Pedro Persone

 Ingressos a partir de R$ 30,00 (inteira) Os Concertos Regulares do Órgão Arp Schnitger acontecem às sextas-feiras, às 11h30, e aos domingos, às 12h15, na Catedral da Sé em Mariana/MG. Para agendar grupos e ter mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3558-2785 ou pelo e-mail orgaodase@uai.com. O site do projeto de concertos é www.orgaodase.com.br.