No dia 17 de maio, o Museu do Oratório recebe a terceira apresentação da Série de Concertos em 2014, que contará com a participação do flautista Marcelo Parizzi e do violinista Guilherme Vincens. O evento compõe a Semana de Museus, que se encerra em 18 de maio. “O público pode esperar um repertório variado de música brasileira, francesa e italiana, um som refinado e elaborado de ambos os músicos, além de diálogos interessantes entre os dois instrumentos”, convida o músico Guilherme Vincens.
No recital, os músicos apresentam obras de Benedetto Marcello; Villa Lobos; Pixinguinha; Vivaldi; Milton Nascimento; CPE Bach e Radamés Guinatalli. O concerto acontece às 18h30, nas dependências do Museu. O concerto tem entrada gratuita. Os ingressos, limitados, devem ser retirados na portaria do Museu do Oratório a partir do dia 14/05, das 9h30 às 17h30.
Série de Concertos do Museu do Oratório
Em 2014, a Série comemora 13 anos, proporcionando aos visitantes e moradores de Ouro Preto raros e belos espetáculos de música erudita, com músicos reconhecidos e repertório variado. A Série de Concertos no Museu do Oratório é realizada pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez e pelo Museu do Oratório, com patrocínio da Gerdau, Oi, CCR, Cemig e BNDES, pelas Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio do Oi Futuro.
Os músicos:
Marcelo Parizzi é flautista, professor doutor do Departamento de Música da Universidade Federal de São João Del-Rei. É professor de flauta transversal, flauta doce, música de câmera, história da música e cinesiologia aplicada à performance. Como instrumentista tem atuado como solista, solista de orquestras e camerista em várias cidades brasileiras. Em 2004, foi o único representante da América Latina selecionado para a Master Class internacional, em Weggis na Suíça, ministrada pelo flautista James Galway, um dos maiores flautistas contemporâneos, fazendo parte de um grupo de 20 flautistas escolhidos entre centenas de flautistas do mundo inteiro.
Guilherme Vincens é Doutor em performance musical (violão) e etnomusicologia pela University of Arizona. Formou-se em 2002 na Escola de Música da UFMG, onde estudou com Eduardo Campolina e Fábio Adour. Estudou também com José Lucena Vaz e Raimundo dos Santos, com quem iniciou seus estudos de música. Na área de música popular, participou de shows e gravações com os artistas: Grupo Nono Osso, Péricles Garcia Band, Gilberto Mauro Grupo, Janice Jarrett, Eric Johnson, Matt Warnock, Roddy Ellias e Katherine Byrnes; e de masterclasses com Guinga, Toninho Horta e Hermeto Pascoal. Participa ainda do Duo Tramanduá com o flautista Bruno Coimbra Faria, e do duo com o violonista Michel Maciel. Entre 2002 a 2006, foi Teaching Assistant na University of Arizona, em Tucson, e professor de violão, harmonia e história da música na Pro-Music, em Belo Horizonte. Em 2011, lançou seu disco “Portrait”, que vem recebendo excelentes críticas. Atualmente, é professor do curso de música da Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ.
Sobre o Duo
Os músicos se conhecem há mais de quinze anos, enquanto estudantes na UFMG ,e e sempre se interessaram pelo repertório, pelas possibilidades timbrísticas e pelos diálogos entre a flauta e o violão. Hoje, após inúmeros concertos, premiações e estudos no Brasil e no exterior, os instrumentistas são professores do departamento de música da UFSJ e doutores em suas áreas. Marcelo Parizzi e Guilherme Vincens se dedicam à diversas atividades musicais como solistas e camerístas e apresentam um programa variado que inclui música brasileira, francesa e música barroca italiana.
Serviço:
Guilherme Vincens (violão) e Marcelo Parizzi (Flauta)
Dia: 17 de maio
Horário: 18h30
Local: Museu do Oratório – Adro da Igreja do Carmo, 28 - Ouro Preto.
Os ingressos devem ser retirados na portaria do Museu do Oratório a partir do dia 14/05, das 9h30 às 17h30.